
A fotografia supracitada sugere algumas interpretações, tais como:
- Fotografia sem texto; o que abre ou amplia as possibilidades de interpretação;
- Sensação de proximidade ou intimidade: a pessoa fotografada olha para a pessoa que a olha;
- Rompimento do condicionamento cultural da imagem;
- Relação mais íntima com a fotografia, ampliando a gama de sentimentos que emergem à sua análise;
- A fotografia interage com o presente, o que faz dela: arte;
- A fotografia em preto e branco não evoca a representação direta da realidade, ela trás a idéia de uma imagem onírica, como uma lembrança de um passado distante; dando mais dramaticidade à imagem.
Com base no texto: “O modo de olhar cria a realidade” relacionei as informações mencionadas acima por acreditar que a imagem fotográfica - tirada nas dependências da FAAT - está a elas diretamente ligada. Não é, contudo, fácil de observar de maneira técnica, algo que está diante de nossos olhos, mas, que ao mesmo tempo, não conseguimos "enxergar". Em tudo em que há técnica é preciso que se faça um estudo de aprimoramento e/ou desenvolvimento dessa técnica, no intento de reconhecermos a “intimidade” das fotografias, sem a qual o expectador fica sem base para realizar uma análise mais apurada.
Cada foto traz sua própria mensagem implícita. Os meios de comunicação comumente usam tais mensagens em seu beneficio próprio, manipulando àqueles que estão à mercê de seus "profissionais" da maneira que lhes é mais viável ou lucrativo. Infelizmente, como é típico em países de 3º mundo, a maioria da população não é e não está preparada para interpretar a “alma” das fotografias ou das mensagens implícitas que circulam nos meios de comunicação, detendo-se à superfície de tais mensagens. Devido a interesses políticos a população brasileira é comumente "banida" das escolas ou convidada a participar de programas governamentais escolares pré-estabelecidos que parecem ter o escopo de tornar as aulas entediantes e desmotivadoras para seus supostos frequentadores. Resta àqueles que se deixam enganar apenas serem tratados como mão-de-obra barata, sem informação e à disposição da minoria rica e exploradora.
Sandro de Oliveira --- RA: 5008051 --- 3º semestre --- Letras
Grande Edgard Allan Poe...
ResponderExcluirBelas palavras Sandro!!!