terça-feira, 12 de maio de 2009

Conectando aprendizagem



Na fotografia encontramos uma rede de computadores, alinhados de maneira organizada em uma sala propícia e estruturada para receber alunos que desejam fazer uso dos mesmos ou ainda assistir aula programada por professores. Nesse local, compreende-se que é possível absorver e adquirir conhecimento através do uso do maior meio de comunicação que é a Internet. A rede mostra que pode ser possível fazendo uso da internet, conhecer outros trabalhos e opiniões de outras pessoas de todo o mundo.
Acredita-se que, por meio do uso do computador na sala de aula, em especial, nas aulas de Português, bons trabalhos podem ser desenvolvidos com muita motivação por parte dos alunos. Mas afirma-se que, para isso, algumas providências precisam ser tomadas. Em primeiro lugar, o professor necessita de intenso preparo, de um curso de capacitação avançado, que lhe dê muita segurança. Precisa, também, de apoio total da direção da escola, que deve compartilhar de suas idéias e ajudá-lo a esclarecê-las aos pais. Finalmente, é necessário um suporte tecnológico de qualidade. Portanto, não só o professor deve estar preparado, mas a escola, a comunidade, mesmo que, para isso, inicialmente, o professor dê o primeiro passo e incentive e ensine os demais a acompanhá-lo.
Através da fotografia foi possível ter uma visão restrita do laboratório de informática, e dessa maneira estabelecer uma opinião sobre o que se reproduz na imagem. É importante destacar que essa visão pessoal da fotografia, como já mencionado “pessoal”, não seja necessariamente a mesma visão ou opinião de outras pessoas. O que está em estudo é de que maneira cada um consegue enxergar além da imagem e fazer sua próprio analise, em que na maioria das vezes não será a mesma de maneira geral.
Pode-se perceber ainda que o uso de fotografias em sala de aula constitui uma das experiências mais provocantes a reflexão hoje utilizada. No entanto, o uso dessas imagens passa muitas vezes despercebido no cotidiano escolar.
Ulisses Benjamim
RA 5008301
2° Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário